História

A ASSOCIAÇÃO PRÓ-REINTEGRAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA, entidade reconhecidamente de utilidades públicas federal, estadual e municipal, iniciou suas atividades em Diadema, SP, no ano de 1968, pela COMUNIDADE TERAPÊUTICA ENFANCE, acolhendo crianças e adolescentes de 4 a 16 anos de idade, para tratamento psiquiátrico sob regime de internação hospitalar integral, de forma diferenciada das práticas psiquiátricas vigentes na época.

A experiência de tratamento sob regime de internação integral despertou a necessidade de uma abordagem ambulatorial no atendimento à infância e à adolescência, uma vez que muitos se beneficiariam com o acompanhamento terapêutico extra-hospitalar, preservando seu ritmo normal de vida.

Foram, então, implantados em 1977 os ambulatórios, assim denominados INSTITUTOS DE PSIQUIATRIA SOCIAL (IPSO), o primeiro em Diadema, SP e o segundo em São Bernardo do Campo, SP. Essas unidades ofereciam atendimento ambulatorial às crianças e às suas famílias, além de trabalhos externos (área preventiva).

Em virtude de dificuldades econômicas à época, esses trabalhos foram temporariamente suspensos em 1992.

Porém, acreditando em toda experiência obtida com o trabalho realizado e na ideologia que norteia a Entidade, as atividades ambulatoriais da Associação Pró-Reintegração Social da Criança foram reiniciadas no ano de 1994, em Sorocaba, SP, em uma casa cedida e que comportava, apenas, o atendimento de trinta (30) crianças.

A sede hospitalar existente foi desapropriada pela Prefeitura de Diadema, SP e com o financeiro recebido foi possível a aquisição da sede atual, em Sorocaba, em 1997.

No ano de 2005, a Instituição adquiriu mais um imóvel, sito à Av. Itavuvu, n° 3633, Jardim Santa Cecília, Sorocaba (Zona Norte), SP, visando a ampliação dos serviços prestados à Comunidade.

No ano de 2008, a Instituição adquiriu mais um imóvel, sito à Rua Lituânia, n° 112, Jardim Pagliato, Sorocaba, SP, sempre visando a ampliação dos serviços prestados à Comunidade.

A inserção de criança ou adolescente em tratamento psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, é regra que decorre do direito fundamental à vida e à saúde, previsto significativamente no artigo 227 da Constituição Federal e nos artigos 4º e 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O trabalho desenvolvido pela Associação Pró-Reintegração Social concretiza os preceitos previstos em lei à medida que tutela a saúde, a integridade psíquica e, portanto, a VIDA.

O serviço é credenciado pelo Sistema Único de Saúde/Prefeitura de Sorocaba desde 1999.

As crianças e adolescentes são encaminhados à Associação pelas Unidades Básicas de Saúde do Município (de onde provém a maior demanda), Vara da Infância e da Juventude, Conselhos Tutelares e Escolas.

A Associação conta com a ajuda de vários parceiros e também com o trabalho de muitos voluntários.

São metas da Associação Pró-Reintegração Social da Criança a ASSISTÊNCIA, o ENSINO e a PESQUISA.

A Assistência contempla o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias, dispensando-lhes tratamento multidisciplinar na Área da Saúde Mental da Infância e Adolescência, visando sua integração pessoal, familiar e social, sem distinção de raça, cor, condição social, credo religioso ou político. O Ensino visa assessorar as entidades e instituições oficiais e privadas, principalmente as filantrópicas, que atendem ou acolhem crianças e adolescentes e que não disponham de recursos técnicos especializados e oferecer especialização na Área da Saúde Mental da Infância e Adolescência. A Pesquisa visa conhecer a dinâmica dos inter-relacionamentos familiares que causam os desajustes da criança e do adolescente e desenvolver metodologia prática que torne esse conhecimento utilizável, de forma a ajudar na organização de instituições para crianças e adolescentes que possam ser fortemente terapêuticas, humanizadas e estimulantes da integração social.