Ensino e Pesquisa

A Associação Pró-Reintegração Social da Criança tem como uma de suas metas, a formação e capacitação de profissionais da Área da Saúde Mental da Infância e da Adolescência e a disponibilidade para favorecer o campo de Pesquisa.

Parceria com a Prefeitura de Sorocaba – Programa de Residência Médica em Psiquiatria/Secretaria da Saúde/Área de Educação em Saúde, participando da formação de médicos residentes de Residência Médica em Psiquiatria na Área da Infância e Adolescência, acolhendo-os nas três Unidades CAPSij da Instituição e Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental com ênfase na Atenção Básica (RMSMAB), participando da formação de profissionais de diversas áreas, acolhendo-os no ano de 2018/2019 no CAPSij Aquarela - Regional Norte e no CAPSij Bem Querer – Regional Leste.

Parceria com a Prefeitura de Sorocaba/Secretaria da Saúde/Coordenação de Saúde Mental: na recepção de Integrantes do Projeto de Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): Intercâmbio entre Experiências e Supervisão Clínico-Institucional, com o proposito de estruturar ação de intercâmbio para profissionais da RAPS, enquanto canário da Rede Receptora Sorocaba e na recepção de Profissionais da Área da Saúde para o Intercâmbio da Rede de Atenção Integral à Saúde, visando conhecimento da Rede e integração dos diferentes serviços disponibilizados. No trabalho do dia a dia, volta-se, também, para o ensino e a capacitação de sua Equipe Multiprofissional de Atendimento, promovendo capacitação dos seus profissionais, por meio de reuniões da Equipe Técnica, supervisões, cursos e participação em eventos referentes à nossa área de atuação.

Na Área socioassistencial, a Associação Criança desenvolve um trabalho, desde o ano de 2016, destinado a crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. O trabalho tem caráter preventivo e pró-ativo, sendo realizado em grupos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida. Caracterizado como um Serviço de Proteção Social Básica, parte do princípio de que a convivência no campo socioeducativo estimula habilidades cognitivas e emocionais, podendo também se constituir em uma oportunidade de vivência e de afirmação de atitudes e valores que fortaleçam e despertem o prazer de viver em comunidade e e a importância da vida, dentro de padrões sociais solidários e cooperativos.
O trabalho socioassistencial realiza oficinas de Cidadania, Jogos Cooperativos, Meio Ambiente , entre outras - e acontecem todas as terças-feiras das 8h00 às 11h30 e todas as quartas-feiras, das 13h30 às 16h30 na Unidade da Regional Norte de Sorocaba, à avenida Itavuvu, 3633, Bairro de Santa Cecilia - Fone: (15) 3226-1758.

Realização de eventos internos e também abertos a profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação a fim de discutir questões de saúde mental da Infância e Adolescência, com o propósito de expandir conhecimento dos colaboradores e de toda a população.



© Copyright 2010 Doado por DragonSoft Tecnologia | Felipe Brasil Designer