Assistência

A Associação Pró-Reintegração Social da Criança, de acordo com sua finalidade estatutária e em consonância com a Política Nacional de Saúde Mental e com as Portarias Ministeriais que direcionam as diretrizes da Atenção em Saúde Mental na Área da Infância e Adolescência, desenvolve suas atividades de atendimento psicossocial às crianças e adolescentes portadores de transtornos psíquicos e emocionais diversos, de ambos os sexos, na faixa etária compreendida entre 00 a 18 anos de idade, bem como seus familiares residentes no Município de Sorocaba, em seus três Centros de Atenção Psicossocial: CAPSij Ser e Conviver – Regional Sudoeste (implantado no ano de 2002), sito à Rua Luiza de Carvalho nº 108, Bairro Jardim Pagliato, CAPSij Aquarela - Regional Norte (implantado no ano de 2004), sito à Av. Itavuvu nº 3.633, Bairro Jardim Santa Cecília e CAPSi Bem Querer – Regional Leste (implantado no ano de 2014), sito à Rua Doraci de Barros, nº 50, Jardim Gonçalves.

A Equipe Técnica Multidisciplinar de Atendimento dos três CAPSij, com seus diversos profissionais das Áreas de Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Cuidadores em Saúde e Estagiários desenvolvem suas ações em consonância com as metas estipuladas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS Sorocaba)/Coordenação de Saúde Mental de Sorocaba, obedecendo a critérios da Portaria nº 854, de 22/08/2012, as quais englobam:

  • 1. Ações de Articulação de Redes Intrasetoriais e Intersetoriais;
  • 2. Fortalecimento do Protagonismo de Usuários de Centro de Atenção Psicossocial e seus Familiares;
  • 3. Ações de Apoio Matricial às Unidades Básicas de Saúde de seu Território;
  • 4. Atenção às crianças e adolescentes (de forma individual ou grupal) que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de Transtornos Mentais Graves e Persistentes e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida;
  • 5. Atenção às crianças e adolescentes em situação de crise;
  • 6. Acolhimento inicial por Centro de Atenção Psicossocial;
  • 7. Visitas Domiciliar e Acompanhamento Terapêutico no Território;
  • 8. Atendimento domiciliar para pacientes de Centro de Atenção Psicossocial e/ou familiares;
  • 9. Práticas corporais em Centro de Atenção Psicossocial;
  • 10. Práticas expressivas e comunicativas em Centro de Atenção Psicossocial;
  • 11. Atendimento familiar em Centro de Atenção Psicossocial de forma grupal ou individual;
  • 12. Fortalecimento do protagonismo de usuários de Centro de Atenção Psicossocial e seus familiares;
  • 13. Realização de assembleia semanal com usuários, famílias e comunidade, para discussão do cotidiano no serviço e planejamento de ações e atividades.

Centros de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência

Os Centros de Atenção Psicossocial se constituem em instância de atenção máxima, intermediária entre o atendimento ambulatorial clássico e a internação hospitalar integral. A assistência psicossocial é prestada a crianças e adolescentes de ambos os sexos portadores de Transtornos Mentais Graves e Persistentes e que por isso requerem intervenção mais intensiva. As Unidades funcionam diariamente de 2a a 6a feira, das 08h00min às 17h00min horas. São oferecidos lanches de manhã e à tarde, os quais integram o contexto das atividades terapêuticas. O tratamento pode ser individual e/ou grupal, sendo que este último é a forma preferencial de atendimento. A inserção de cada criança ou adolescente no tratamento é feita sempre respeitando o contraturno escolar.

O trabalho desenvolvido pela Associação Criança objetiva proporcionar às crianças, adolescentes e familiares condições para a integração, desenvolvimento e fortalecimento nos planos físico, emocional, social e cultural. Assim, busca-se viabilizar a socialização, a cooperação, a solidariedade, a cidadania, proporcionando o desenvolvimento emocional e cognitivo por meio do estímulo à construção da individualidade, ao autocontrole, a autoestima e a autonomia.

Para cada criança/adolescente é construído, pelos Usuários e pelas Equipes de atendimento, o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que engloba atividades diversas, no recinto dos CAPSij e nos espaços externos comunitários disponíveis nos territórios.

Todo o tratamento baseia-se, principalmente, na atividade lúdica enquanto possibilidade de resolução dos conflitos pessoais e sociais apresentados pelas crianças e adolescentes. O trabalho é desenvolvido em três Centros de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência, a saber: CAPSij Ser e Conviver – Regional Sudoeste, CAPSij Aquarela – Regional Norte e CAPSij Bem Querer – Regional Leste, os quais atendem crianças e adolescentes portadores de quadros psicopatológicos graves e persistentes.

São realizados eventos diversos, tais como comemoração do aniversário das crianças/adolescentes, festividades de datas específicas (Natal, Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças, etc.) bem como participação em eventos comunitários externos, tendo sempre o foco da socialização mediante o maior envolvimento e aproximação de pais-filhos-comunidade.

Atendimento Familiar

Em todas as Unidades, os pais das crianças/adolescentes são atendidos individualmente ou em grupos, visando orientações específicas e informações gerais, mediante desenvolvimento de temas, tais como: cidadania, direitos e deveres, recursos disponíveis na comunidade, relacionamento pais-filhos, desenvolvimento infantil e adolescência, etc.

Nesses atendimentos os pais encontram o espaço para expor suas angústias e são auxiliados na compreensão das dificuldades de seus filhos. Recebem orientações que possam ajudar a minimizar os problemas enfrentados, bem como impulsionar comportamentos mais construtivos frente aos problemas decorrentes das doenças dos filhos. Este tipo de acolhimento é de relevante importância, pois fornece um suporte emocional para os pais e os tornam mais compreensivos em relação às questões concernentes à Saúde Mental de uma forma geral.

São realizadas visitas domiciliares, por profissionais da Equipe, quando se configura a necessidade de abordagem mais ampla para melhor compreensão da dinâmica familiar.

São realizadas assembleias, que se constituem em espaço aberto para todos os Usuários das Unidades, visando receber solicitações para melhoria do atendimento e do espaço, esclarecimentos diversos, bem como incentivando o exercício, sem receio, da cidadania pelo maior conhecimento dos deveres e direitos de cada cidadão.

© Copyright 2010 Doado por DragonSoft Tecnologia | Felipe Brasil Designer