Você já ouviu falar sobre gagueira?

A gagueira é um distúrbio da fala que na maioria das vezes começa na infância.

Quando a criança tem entre dois e quatro anos é comum que ela apresente alguns períodos de alterações na fala, isto é considerado natural, para essas alterações damos o bonito nome de disfluência, a qual não pode ser confundida com a gagueira!!!!

Muitos acreditam que a gagueira aparece depois de um susto ou um trauma que a criança sofreu e que por esse motivo não conseguem falar corretamente, mas susto não é causa da gagueira!

A gagueira se caracteriza por repetições de palavras, sílabas e sons, prolongamentos de vogais, bloqueios acompanhados de esforço corporal ou facial entre outros e tem muitas causas.

A gagueira está relacionada com nossas emoções e a cada sentimento nosso corpo reage de uma maneira. Quando demonstramos essas emoções nossos músculos se mexem, nossa respiração se altera, trememos, suamos, a pele fica avermelhada e ficamos mais ansiosos ao nos comunicarmos, ao realizar as tarefas escolares ou até mesmo brincar.

Por exemplo, quando a professora chama você para fazer uma leitura, responder uma questão ou até mesmo para ir à lousa, podem ocorrer bloqueios em sua fala, você pode apresentar o “famoso branco”, sentir seu coração bater mais forte, ficar nervoso e envergonhado e você pode até gaguejar.

Quanto mais sensível for a pessoa, mais facilmente ela pode se emocionar com as situações vividas e maior é a possibilidade de gaguejar e isso pode acontecer a qualquer um de nós, dependendo do que sentimos num determinado momento.

Alguns pais na tentativa de ajudar o filho durante a fala, fazem as seguintes orientações: pedem para o filho pensar antes de falar, respirar, ter calma, começar a frase de novo, mudar seu tom de fala e evitar as palavras difíceis. Mas você sabia que tudo isso faz com que as emoções de quem está gaguejando fiquem mais intensas e a gagueira mais acentuada naquele momento?

A gagueira tende a desaparecer com o tempo, porém se ela durar mais de três meses deve-se procurar ajuda de um profissional (fonoaudiólogo ou psicólogo), pois há necessidade de uma avaliação e, se for o caso, deve ser tratada, pois a gagueira tem cura.

É importante saber que GAGUEJAR é natural, mas não se deve esperar muito para procurar ajuda.

Quer saber mais sobre o assunto entre no portal: www.abragagueira.org.br


Angélica Cristina de Camargo - Fonoaudióloga do Ambulatório (Oficina Terapêutica) da Associação Pró-Reintegração Social da Criança



Voltar para Espaço da Criança e Família
© Copyright 2010 Doado por DragonSoft Tecnologia | Felipe Brasil Designer