Por que às vezes os pais são chatos?

No recreio da escola algumas crianças estavam conversando e um menino disse que estava muito bravo com sua mãe porque ela não queria que ele ficasse até tarde brincando na rua. Uma menina falou que não queria mais falar com seu pai porque ele não tinha deixado dormir na casa de uma amiga. Outro menino contou que não comeu naquele dia porque sua mãe tinha o colocado de castigo porque ele quebrou o vidro da casa chutando a bola.

Será que isso já aconteceu com você?

Às vezes você acha que seus pais são chatos, não gostam de você? E que, eles não fazem o que você quer?

Mas, você sabia que às vezes os pais precisam ser chatos?

Ao colocarem regras e limites, os pais estão nos protegendo, cuidando da gente, você já pensou que se eles deixassem a gente fazer tudo, sem mostrarem preocupações, não seria estranho? Por exemplo: “Pai posso comer o bolo inteiro? Pode”, “Mãe, posso subir no telhado sozinho? Pode, filho.” Acho, que se isso nos acontecesse iramos achar que eles realmente não gostavam da gente.

Quando eles dizem não, estão mostrando que na vida não podemos ter tudo que queremos.

Ao dizer não, os pais estão nos poupando de muitas coisas, sabiam? Por exemplo de não nos machucarmos, não ficarmos tristes, não nos arrependermos, não entrarmos numa “fria” e ainda fazendo com que a gente seja uma pessoa honesta e responsável.

Então, a próxima vez que você achar seu pai ou sua mãe chato, pense nisso!


Paola Andrade Maia - Psicóloga, Coordenadora do Departamento Científico da Associação Pró-Reintegração Social da Criança.



Voltar para Espaço da Criança e Família
© Copyright 2010 Doado por DragonSoft Tecnologia | Felipe Brasil Designer