Novas Amizades (04/2010)

Quando começa o ano, muitas crianças mudam de classe ou vão estudar em outra escola. Isso pode ter acontecido com você e, nessas ocasiões, muitas coisas mudam. Você vai aprender outras matérias, conhecer novos professores e, também, outras crianças! Mesmo que você tenha continuado na mesma escola e com a mesma turma, pode ser que uma nova criança tenha entrado na sua sala.

Hoje, vamos pensar sobre como podemos nos aproximar de uma criança com quem sentimos vontade de fazer amizade.

Quando encontrar com essa nova criança pela primeira vez, é comum que você sinta um pouco de medo e desconfiança em se aproximar. Pode ser que você evite chegar perto por ficar preocupado, sem saber sobre o quê ou como falar, como se comportar ou o que esperar dela. Ao mesmo tempo, pode se sentir curioso e interessado em saber mais sobre a nova criança.

Pode ser que você pense algumas coisas sobre esse novo amigo, tais como: Será que ele vai gostar de mim? Será que gosta das mesmas coisas que eu? Será que vou achá-lo legal? Será que ele quer ser meu amigo? Lembre-se, que você também é um desconhecido para esse novo amigo, por isso, pode ser que ele também esteja se sentindo preocupado e curioso, tentando encontrar um jeito para chegar perto de você. Muitas vezes, não sabemos como agir diante dessa situação e cada um de nós vai fazer do jeito que tem vontade, que é melhor ou que acha mais fácil. Mas podemos pensar em algumas coisas que podem deixar esse momento menos difícil.

Se outra criança está chegando à sua escola, você pode ajudá-la para que ela fique confortável na sua sala, com sua turma e não se sinta sozinha. Você pode mostrar como a escola funciona, contando quais são os horários para cada atividade. Pode mostrar os espaços da escola, as pessoas que trabalham lá e apresentar as outras crianças. Pode fazer com a outra criança, a mesma coisa que você gostaria que fizessem para você, se fosse você quem estivesse chegando.

Se quem está chegando é você, certamente alguém também vai se preocupar e cuidar para que você se sinta bem no novo ambiente. Você poderá aceitar o convite para ficar junto de alguém, mas também escolher alguma criança que lhe agrade e pedir para que lhe apresente a nova escola, as outras crianças e conte como as coisas acontecem nesse novo lugar.

Vocês acabam de se conhecer e devem ter muita coisa pra saber um sobre o outro! Podem conversar sobre o que mais gostam na escola e o que não gostam; sobre o que tem sido mais difícil nesse novo momento e o que tem sido o mais divertido; podem mostrar e ensinar um ao outro as suas brincadeiras preferidas e contar sobre a família...

Se vocês gostarem de estar juntos, poderão combinar de visitar a casa um do outro ou de saírem juntos para brincar e falar sobre os assuntos que vocês têm vontade. Com isso, vocês continuarão conhecendo melhor um ao outro.

Ah, tem mais uma coisa: muitas crianças não querem fazer novas amizades, por medo de perder aqueles amigos de mais tempo. Saiba que nós não temos que escolher entre um amigo e outro, deixando um deles de lado. Cada amigo tem um lugar dentro de nós. Mesmo que você passe mais tempo próximo de um deles, você continuará lembrando-se do outro amigo e sentindo carinho por ele. Provavelmente ele também sinta o mesmo por você. E sempre que quiserem, poderão continuar se vendo, se falando, passeando e brincando juntos. Ainda poderão lembrar de todas as coisas que fizeram juntos e contar sobre essas coisas aos novos amigos.

Fazer uma nova amizade nem sempre é fácil. Muitas vezes é difícil e dá um pouco de trabalho. Mas depois, você e seu amigo poderão juntos, dividir e aproveitar muitos momentos da vida!

Bruna Maria Mansano - Psicóloga do Ambulatório (Oficina Terapêutica)

Voltar para Espaço da Criança e Família