Enfrentando momentos ruins (05/2009)

Nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos, não é mesmo? E às vezes nem mesmo os adultos conseguem consertar ou ajudar quando, por exemplo, morre o seu bichinho de estimação, ou quando alguma pessoa que você ama fica doente ou até mesmo quando aquele brinquedo que você tanto gosta quebra.

A verdade é que quando essas coisas acontecem pode dar vontade de chorar e gritar, e ainda a gente se sente triste, com medo, culpada, com raiva, sozinha e até mesmo com dor de barriga e estômago.

Mas saiba que esses sentimentos são normais e você não precisa ter vergonha deles.

Conversar sobre esses sentimentos com alguém pode ajudar! Ninguém pode mudar o que aconteceu, mas falar sobre essas coisas ajuda muito. Saber o que outras pessoas estão sentindo e pensando pode deixá-lo mais tranqüilo. É bom saber que você não é o único que se sente mal.

Algumas coisas ruins simplesmente acontecem e não é culpa de ninguém. Não foi você que causou algo sendo mau e nem pode desfazê-lo sendo bom.

Quando essas coisas acontecem é como se tudo estivesse mudado, mas você continua sendo você e poderá continuar a fazer as coisas que gosta: brincar com seus amigos e se divertir.

Mesmo que as coisas não sejam exatamente como eram antes, elas ainda podem ser boas.

Fazer coisas novas e diferentes também pode ajudá-lo a esquecer seus problemas, pelo menos por alguns instantes.

Relembre os momentos ruins de seus heróis preferidos, que passaram por muitas dificuldades, mas continuaram fazendo bem ao mundo. Eles sabem que as pessoas precisam da ajuda umas das outras e que se deve seguir em frente e não desistir.

Se seus sentimentos em relação a esses momentos ruins não passarem ou se eles não forem aliviados depois de conversar com algum adulto de sua confiança, peça aos seus pais para conversar com um psicólogo. Ele pode ajudar você a descobrir maneiras novas de enfrentar essas situações.

E lembre-se: momentos ruins não duram para sempre!


Camila Zanata Beilke e Lílian Ferreira Ercolin - Psicólogas – CAPSi Zona Norte



Voltar para Espaço da Criança e Família
© Copyright 2010 Doado por DragonSoft Tecnologia | Felipe Brasil Designer