Adolescência, o que é isso?

A palavra Adolescência vem do Latim Adolescere e significa crescer, brotar, fazer-se grande.

O que será que está acontecendo com você?! Seu corpo está mudando, você está gostando de coisas diferentes, você tem mais vontade de ficar com os amigos, ouvindo música e conversando, do que brincando ou passeando com seus pais. Ir pra praia com mamãe e papai? Só se a galera toda estiver lá!

Todas essas mudanças indicam que você está crescendo, está “virando gente grande”! E crescer pode assustar muito! Afinal seu corpo vai ficando diferente (por vezes você gosta dele, por vezes ele desagrada você e o faz se sentir desajeitado), seu interesse pelo visual vai se modificando (por vezes você fica horas se arrumando, por vezes você nem se cuida), compreender adultos é complicado (por vezes você consegue discutir e aceitar quem pensa diferente e mostrar seu ponto de vista, por vezes você nem gosta de conversar com quem tem opinião diferente da sua), ter responsabilidade não é fácil (por vezes você encara suas responsabilidades, por vezes você foge dos problemas e faz coisas sem pensar).

Mas tenha muita calma, pois esta é uma fase que todos nós passamos e, embora trabalhosa, vale a pena aproveitá-la bem!

A adolescência é um momento muito importante da vida, que fica entre a infância e a idade adulta. Nesta fase ocorre o crescimento do corpo de forma rápida, acontece a preocupação e a vontade de ser aceito em algum grupo de amigos, principalmente naqueles grupos que tem mais a ver com o seu jeito de ser. E, também, vem o medo de não ser aceito em nenhum grupo.

Você tem vontade de fazer várias coisas sozinho, pode ficar chateado quando seu pai ou sua mãe vai buscá-lo ou levá-lo para a escola ou para alguma festa e quer te abraçar e beijar na frente dos amigos – já era!!! Você pode ficar muito irritado com seu pai, sua mãe ou qualquer outro adulto que o critique, critique suas amizades ou seu visual.

Por vezes você pode ficar perdido com tantos sentimentos: vontade de crescer logo para dar conta de tudo sozinho e mostrar que não mais precisa dos adultos, medo de crescer e ter que assumir responsabilidades, medo de fracassos, medo de decepcionar quem você ama, mas que parece não entender você e tudo isso acontecendo de forma muito rápida. O importante é saber que, apesar de assustar em alguns momentos, esta é uma fase que pode ser bem vivida com as muitas descobertas que possam surgir. E é importante, também, saber que, muitas vezes, falar com um adulto de sua confiança pode ajudá-lo a tirar dúvidas e a entender o que está se passando com você nesse momento, diminuindo a preocupação e os medos comuns nesta etapa da vida.

Flávia Regina Ribeiro Silva - Psicóloga do Ambulatório (Oficina Terapêutica) da Associação Pró-Reintegração Social da Criança.

Voltar para Espaço da Criança e Família